nome blog

PanSeg - Promoções e Vendas

A função do fósforo

Um dos minerais essenciais para o funcionamento do nosso organismo, o fósforo está presente nas células vegetais e animais. No corpo humano, ele é um dos principais componentes da estrutura de ossos e dentes, assim como o cálcio.

Entre suas funções, além de manter os ossos e dentes saudáveis, esse mineral participa ativamente no metabolismo dos glicídios e atua na contração muscular. Ele também é responsável por equilibrar o pH do nosso corpo e ativar algumas enzimas,  garantindo o bom funcionamento de diversos órgãos.

O excesso de fósforo pode criar um desequilíbrio em sua relação com o cálcio, diminuindo a sua absorção e criando risco de osteoporose. Dificilmente é diagnosticada carência do mineral, uma vez que ele está presente em quase todos os alimentos, mas o uso prolongado de antiácidos pode diminuir a quantidade de fósforo no organismo. A carência pode causar raquitismo em crianças e enfraquecimento dos ossos nos adultos.

Normalmente, alimentos ricos em cálcio também têm a presença do fósforo. Leites e derivados, carne vermelha, aves, peixes, leguminosas, soja, cereais e frutas secas costumam ser boas fontes do mineral.

 

1 comentário

  • Michel Publicado em 1 de agosto de 2012 às 0:01.

    É o maior mineral em nosso organismo o com maior quantidade, devemos ingerir todos os dias

Deixe seu comentário!

Consulte a rede credenciada no portal www.portalvalesaude.com.br ou ligue em nossa Central de atendimento ao cliente por meio do
telefone 0800 776 7777 e solicite o agendamento de consultas na Central de Agendamento Vale Saúde.

Vale Saúde
Todos os direitos reservados ®