nome blog

PanSeg - Promoções e Vendas

Estimule o aprendizado infantil

Estimular o aprendizado infantil é um desafio e tanto para os pais. Sempre haverá dúvidas sobre quais as brincadeiras, livros e até mesmo os brinquedos são os mais indicados na hora de educar a criançada.

Hoje selecionamos opiniões de diversos especialistas e vamos dar dicas de como estimular a mente do seu filho e promover o desenvolvimento com brinquedos, livros, músicas e jogos. Veja:

Escolha o brinquedo certo: muitos brinquedos disponíveis no mercado prometem auxiliar no desenvolvimento da criança, o importante é saber quais são esses brinquedos. No primeiro ano da criança, a coordenação mão/olho do seu filho melhora consideravelmente. Sendo assim, os brinquedos desafiadores e interativos são os mais atraentes. Já as crianças com idade entre 2 e 3 anos, o ideal são os brinquedos sonoros, caminhões, trens, ferramentas realistas, quebra-cabeças e outros que requerem a concentração da criança.

- Hora da leitura: programe historinhas na rotina de seu filho, pois a leitura pode oferecer efeitos positivos no aprendizado. Procure por textos de fácil entendimento, que estimule a imaginação da criança. Interpretar de maneira animada também estimula a imaginação dos pequenos.

- Incentive a criatividade: essencial na solução de problemas, a criatividade é uma ferramenta que permite a habilidade de pensar para que esses problemas sejam solucionados. Encontre sugestões para estimular a imaginação do seu filho e para encorajar novas idéias. 

- Música e televisão: muitos acreditam que o feto é capaz de ouvir música e que, depois de nascer, pode reconhecer canções escutadas no útero. Lenda ou não, a verdade é que música estimula o aprendizado infantil, o mesmo acontece com a televisão. Programas educativos que possam ensinar algo aos pequeninos, assim como músicas que estimulem a criatividade deles são sempre bem vindos.

- Explore a natureza: a fauna e a flora proporcionam oportunidades para que seu filho possa explorar esses espaços e conhecer nossa rica natureza. Eles podem aprender sobre os pontos fortes que as quatro estações do ano oferecem: água e areia no verão, neve e gelo no inverno. Instruções sobre o plantio de sementes ajudam no entendimento em relação ao processo de crescimento das espécies. Sem falar que você pode apresentar ao seu filho o mundo da vida selvagem, mesmo que ele nunca vá ver aquela espécie de animal ou planta. Nessas horas a internet é uma boa companheira na hora da pesquisa.

- Arte: por volta de 3 e 4 anos de idade, as crianças apresentam uma habilidade particular para se concentrar e memorizar. É o momento de você estimular os interesses do seu filho para assuntos relacionado à música, teatro e dança.

2 Comentários

  • vera lúcia maciel Publicado em 12 de julho de 2011 às 21:32.

    meu filho tem 1 a e 2meses , qual a dica de aprendizagem , para estimulá- lo , pois ele nasceu de 6 meses de gestação . Obrigado

  • rejane Publicado em 22 de julho de 2011 às 22:09.

    meu filho tem 2 anos e 2 meses,gosta de assistir desenhos variados mas nao assiste ate o final e normal?

Deixe seu comentário!

Consulte a rede credenciada no portal www.portalvalesaude.com.br ou ligue em nossa Central de atendimento ao cliente por meio do
telefone 0800 776 7777 e solicite o agendamento de consultas na Central de Agendamento Vale Saúde.

Vale Saúde
Todos os direitos reservados ®