05/02 – Dia Nacional da Mamografia

Para conscientizar a população sobre a importância do exame, foi criado o Dia Nacional da Mamografia, comemorado em 5 de fevereiro. Uma maneira de colocar em pauta um tema tão importante e lembrar a necessidade de fazer a primeira mamografia entre os 35 e 40 anos. E depois dos 40, anualmente.

5 de fevereiro foi a data escolhida por ser o dia de Santa Ágata, protetora das mamas e padroeira dos mastologistas, médico responsável por tratar este tipo de doença.

Câncer de Mama: A importância da mamografia

Todos os anos a Organização Mundial de Saúde (OMS) registra o aumento de casos de câncer de mama entre mulheres com mais de 35 anos de idade. São mais de 1 milhão de novos casos.  É a 5˚ causa mais comum de morte por câncer em todo o mundo e o segundo tipo de câncer mais frequente.

Tendo em vista o crescimento do número de mulheres doentes devido à doença, é recomendada a mamografia, exame periódico que permite a detecção precoce do câncer, por ser capaz de mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas. Realizado em um aparelho de raio-X chamado mamógrafo, nele, a mama é comprimida de forma a fornecer melhores imagens e, portanto, melhor capacidade de diagnóstico. O contrário do auto-exame que é bastante recomendado, mas pouco eficiente para o rastreamento da doença.

Deixe uma resposta