Alimentos para aumentar a longevidade

Alguns alimentos, além de gostosos e nutritivos, trabalham para aumentar a nossa longevidade e garantir uma boa saúde no longo prazo. Quer conhecer alguns?

  • Morangos: além de serem ricos em antioxidantes, que combatem os radicais livres, possuem antocianinas – substâncias importantes para o funcionamento do cérebro e trabalho dos músculos.
  • Chocolate amargo: combater a inflamação molecular, responsável pelo envelhecimento e morte das células, é ação fundamental para uma vida longa e saudável. Os flavonoides presentes no chocolate amargo diminuem o processo inflamatório e inibem a formação de coágulos sanguíneos.
  • Beterraba: também combatendo inflamações, a substância betaína é fortemente presente nessa raiz.
  • Vegetais crucíferos: brócolis, couve-flor, nabo, couve, agrião e repolho são exemplos de vegetais ricos em sulforafano. Esse componente protege as células saudáveis do surgimento de câncer. O ideal é consumi-los crus ou apenas levemente cozidos.
  • Cereais e grãos integrais: além de manterem os nutrientes originais dos alimentos, os grãos integrais são ricos em fibras, que regulam o nível de açúcar no sangue e nos protegem contra o colesterol elevado.
  • Tomate: fonte do licopeno, combate alguns tipos de câncer como pulmão e próstata.
  • Nozes: fontes de ácido alfa-linolênico, um tipo de gordura como o ômega 3, reduz inflamações e abaixa o nível de colesterol.

Esses são apenas alguns exemplos. O ideal é manter uma alimentação balanceada e variada, para garantir muitos e saudáveis anos de vida.

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