As riquezas dos biomas brasileiros

Você lembra o que é um bioma?

Um bioma é um conjunto de ecossistemas semelhantes, com suas comunidades de fauna e flora interagindo entre si. Seguindo este conceito, o Brasil possui 6 biomas, muitos deles ameaçados. Vamos conhecê-los?

– Amazônia: o mais conhecido bioma brasileiro ocupa quase metade do nosso território. Este bioma é marcado pela Bacia Amazônica, responsável por 20% da água doce de todo o mundo. A Amazônia é composta por florestas densas de árvores altas, alagados e matas de várzeas (ao lado dos rios e inundadas em épocas de cheia). Aqui estão mais da metade de todas as espécies vivas do Brasil.

– Cerrado: no Cerrado está a nascente de três dos mais importantes rios da América do Sul, o Tocantins (afluente da Bacia Amazônica), o São Francisco e o Rio da Prata. A maior parte deste bioma é naturalmente formada por savanas e abriga espécimes únicos de animais e plantas. Matas ciliares acompanham o curso dos rios da região, que está muito ameaçada pelo desenvolvimento agropecuário do país.

– Mata Atlântica: cadeias de montanhas, vales, planaltos e planícies que se estendem por quase todo o litoral brasileiro. Já foi um dos mais ricos conjuntos florestais do planeta, com fauna e flora singulares, mas é o bioma brasileiro que mais sofreu com a intervenção do homem, devido à densa ocupação do no nosso litoral desde o descobrimento. Hoje, caracteriza-se por matas isoladas e há muitos esforços para que a Mata Atlântica e algumas de suas espécies não desapareçam.

– Caatinga: bioma exclusivamente brasileiro e ocupando boa parte do Nordeste, a caatinga abriga ambientes e espécies exclusivos. O Sertão apresenta uma região seca com vegetação rala e espinhosa. As áreas serranas mais próximas ao litoral são conhecidas como Agreste e possuem uma vegetação mais densa e brejos. Desmatamentos e queimadas modificaram 80% deste bioma que sofre com processo de desertificação.

– Pampa: presente no Rio Grande do Sul, este bioma se estende ao Uruguai e à Argentina. Sua vegetação é de ervas e arbustos em terreno ondulado, integrados com algumas florestas de Araucárias. A forte presença agropecuária também tem descaracterizado a região.

– Pantanal: composto por uma savana alagada, é um dos biomas mais admirados do Brasil. O Pantanal brasileiro é a maior planície inundada do mundo e é considerado área de transição entre o bioma Amazônia e o bioma Cerrado. A vegetação dos entornos do Pantanal foi fortemente modificada, dando espaço a lavouras e pastagens, o que já influencia na Planície Pantaneira e na sua biodiversidade.

Conhecendo as características naturais do nosso país, podemos ajudar a preservá-las. Busque mais informações sobre o bioma de sua região e espalhe esse conhecimento.

Deixe uma resposta