Benefícios da musculação

O objetivo inicial das pessoas que procuram a musculação é o aumento de força e de massa muscular, diminuição de peso e percentual de gordura corporal, melhoria de condicionamento físico, aumento da resistência muscular.

A correção postural pela prática da musculação é um benefício bastante importante. Detectando o tipo de desvio postural, o profissional pode planejar um treinamento focado no fortalecimento dos músculos afetados pela má postura.

Outro benefício bastante relevante é o aumento de massa muscular, que aprimora o desempenho esportivo, aumentando a proteção dos ossos e articulações, melhorando a estética corporal. Para as mulheres, a musculação ainda aumenta o volume dos músculos, modelando o corpo.

A musculação pode ser praticada desde adolescentes até idosos, passando inclusive por portadores de deficiência física, pessoas com diabetes, cardiopatias, hipertensão, pessoas recuperando-se de lesões e cirurgias, propiciando fortalecimento muscular.

Seu benefício está diretamente ligado ao tempo em que o praticante se dedica aos treinos, o tipo de treinamento, suas intensidades distintas, volumes, velocidade da execução dos movimentos, séries, intervalos entre os exercícios, períodos de recuperação, estrutura óssea morfológica e distribuição dos tipos de fibras em cada pessoa.

É muito importante a presença de um profissional da área para o processo de evolução do praticante, na escolha do programa de treinamento, na escolha correta da execução dos exercícios, no posicionamento correto dos aparelhos e na retirada de dúvidas que possam surgir.

Deixe uma resposta