Compras: o que seu bebê precisará no primeiro ano de vida

Alguns produtos são essenciais para o primeiro ano de vida do seu bebê e um bom planejamento do que comprar evita imprevistos. Confira a lista de itens principais para seu filho vestir, dormir e comer se locomover.

  1. Roupas: procure por roupas com materiais confortáveis, leves e que permitam movimento para seu bebê. Nesta fase da vida, eles crescem rapidamente e de uma hora para outra as roupinhas já não cabem mais. Por isso, é importante ter em mãos algumas peças de um tamanho acima das que ele está usando agora. O mesmo vale para os sapatinhos e sandálias.
  2. Fraldas: As regras de tamanho usadas para roupas também servem para fraldas. Nos primeiros meses, você trocará a fralda do bebê em uma média de 10 vezes ao dia, então, mantenha um estoque a postos. Uma tendência interessante é a volta das fraldas de pano, reutilizáveis e que não agridem o meio-ambiente.
  3. Sono: No primeiro momento, é possível colocar seu filho para dormir em um moisés. Ele poderá se sentir mais confortável em um espaço reduzido e aconchegante. Mas, com o tempo é inevitável que ele tenha o espaço maior de um berço, para poder se esticar, rolar e brincar. Tenha pelo menos 3 lençóis de baixo, com elástico: caso seu filho molhar a roupa de cama no meio da noite, você não ficará na mão. Para os primeiros meses, é mais seguro um travesseiro sem fronha.
  4. Banho: Dê preferência a banheirinhas que tenham um suporte que as deixam na altura de sua cintura, o que facilitará bastante a sua vida na hora de dar banho no bebê. Nos primeiros meses, baldes podem ser bem relaxantes para a criança, pois são mais acolhedores lembrando o ambiente do útero materno. Quanto a xampus e sabonetes, sempre use os destinados aos bebês, pois a pele deles é bem mais sensível.
  5. Comer: Durantes os primeiros 6 meses, seu filho deve se alimentar apenas de leite materno. Uma bombinha para tirar leite te dará a liberdade para extrair o alimento e guardar para depois, utilizando uma mamadeira. O processo de retirada pode até estimular a produção de leite nos primeiros meses. Um babador protege as roupinhas do bebê tanto do alimento quanto das inevitáveis regurgitações.
  6. – Passeio: Até os 7 anos e meio, seu filho só poderá andar de carro em cadeirinhas próprias para eles. Os modelos variam de acordo com a idade e o tamanho da criança e ela precisará de uma a partir do momento que deixar o hospital de carro. Para os bebês, os modelos são do tipo bebê-conforto. Em passeios a pé, além dos carrinhos, há opções de slings, ou cangurus, que são faixas de tecido usadas para carregar o bebê junto ao corpo da mamãe ou do papai. É ótimo para manter um contato físico próximo com a criança, que se acalma com o movimento da sua respiração ou mesmo com as batidas do seu coração. O sling também permite que você fique com as mãos livres para outras coisas.

Deixe uma resposta