Cuidados com a segunda gravidez

Apesar da taxa de fecundidade no Brasil cair a cada ano, muitas famílias ainda tem o desejo de ter o segundo filho. Uma vez que você já tenha tido seu primogênito, alguns cuidados extras são importantes na hora de programar um irmãozinho para ele.

Após a primeira gestação, o organismo feminino sofre algumas mudanças. As mais perceptíveis, geralmente, são as mamas e a musculatura abdominal que ficam mais flácidas – por isso a barriguinha das gestações seguintes aparece bem mais rapidamente. Há ainda um acúmulo de gordura na região da bacia e uma maior chance de varizes nas pernas. Por isso, é importante que a mulher obedeça ao período de repouso após o parto, permitindo que o corpo tenha tempo para se recuperar. Esse período varia de 18 a 23 meses, tempo ideal para que uma segunda gravidez seja planejada de forma mais segura e tranquila.

Além de manter a saúde em dia e realizar os exames básicos rotineiramente, alguns cuidados extras poderão auxiliar a sua segunda gestação.

Procure fazer o Papanicolau e a colposcopia para saber se o seu corpo está preparado para uma nova gravidez e também para prevenir o câncer ginecológico. Faça ultrassons ou mamografias para identificar possíveis nódulos ou alterações nas mamas. Realize um exame de sangue, pois ele é essencial para todas as mamães de segunda viagem, já que identificará uma possível anemia. Esse exame também é importante para saber se os níveis de ferro estão normais, assim como checar se a mulher possui anticorpos contra doenças como hepatites, sífilis, AIDS ou rubéola.

Lembre-se do ácido fólico antes e durante a gestação. A ingestão dessa vitamina previne malformações nos fetos e é uma medida simples que pode evitar futuras complicações

De modo geral, a segunda gravidez pode ser mais simples e fluir melhor que a primeira, pois a mulher já está mais acostumada e sabe o que esperar. Os enjoos, cansaços e dúvidas já não são recorrentes. No entanto, cada pessoa reage de forma diferente à primeira gravidez e um acompanhamento médico é essencial para o sucesso das próximas gestações.

Deixe uma resposta