Diferenças entre intolerância, alergia e sensibilidade à lactose

Muita gente pensa que a intolerância, a alergia e a sensibilidade à lactose são a mesma coisa. Mas não são. É importante estabelecer a diferença entre ambos, pois suas consequências vão de um simples mal estar ao risco de vida.

A principal diferença entre elas é que a alergia consiste em uma resposta do sistema imunológico do organismo do indivíduo a um determinado nutriente do alimento, normalmente as proteínas presentes em sua composição.

A sensibilidade é a resposta anormal do organismo, que pode provocar sintomas e reações parecidas com a alergia.

Já a intolerância à lactose é a incapacidade de digerir a lactose, resultado da deficiência ou ausência de uma enzima intestinal chamada lactase. Esta enzima possibilita decompor o açúcar do leite em carboidratos mais simples, para sua melhor absorção.

Saiba mais sobre Intolerância à lactose:

Sintomas

Os sintomas mais recorrentes são náusea, dores abdominais, diarréia, gases e desconforto. A intensidade dos sintomas depende da quantidade ingerida  e da quantidade de lactose que cada pessoa pode tolerar.

Tratamento

Não existe tratamento para aumentar a capacidade de produzir lactase, mas os sintomas podem ser controlados pela dieta. Ao invés de leite comum, ofereça ao seu filho leite de soja que não contém lactose. Fique alerta para os alimentos proibidos: Leite de vaca, queijos, manteiga, requeijão, além de derivados e produtos preparados à base de leite.

Curiosidade

Os iogurtes não causam sintomas, pois as bactérias existentes em sua fórmula, os lactobacilos, produzem lactase suficiente para a digestão da lactose.

Deixe uma resposta