Ecologia como tema de festa infantil

Copos, pratos e talheres de plástico. Balões para serem descartados ao fim de festa. Brinquedos e sacolinhas que serão esquecidos em pouco tempo. Será que uma festa infantil pode ser diferente e trazer a pauta de sustentabilidade para o dia a dia das crianças?

É muito importante educar os pequenos desde cedo em relação a práticas mais sustentáveis e isso se dá, principalmente, através do exemplo. Por isso, que tal montar uma festa ecologicamente correta no próximo aniversário do seu filho?

A decoração pode trazer a natureza como mote e pode ser feita com materiais menos poluentes, como tecidos de algodão e papéis reciclados. O mesmo vale para as sacolas de doces e para as lembrancinhas: há opções feitas de madeira certificada no mercado. Para uma festa diferente, opte por locais abertos, como parques, por exemplo.

Além disso, as brincadeiras também pode trazer a ecologia como tema. Uma ideia bacana para criar uma ação divertida e educativa é montar uma estação com educadores treinados onde as crianças poderão construir seus próprios brinquedos com materiais da festa, como as garrafas pet dos refrigerantes e copos plásticos. Separar o lixo do aniversário para a reciclagem também é fundamental para que o impacto da festa seja o menor possível.

Através de exemplos como esses, você estará ajudando a construir uma nova geração mais consciente e preparada para cuidar do planeta.

Deixe uma resposta