Entendendo o vitiligo

Você já deve ter ouvido falar sobre vitiligo ou até mesmo conhece alguém que tenha essa doença, mas você sabe o que é e quais as suas causas? Vamos te falar mais um pouco sobre ela.

Vitiligo é uma doença adquirida e caracterizada pela ausência de melanina na pele. Melanina é a substância que dá cor à pele, mas quando uma pessoa tem vitiligo, a melanina não existe porque os melanócitos, que são os responsáveis pela produção de melanina, foram desativados ou destruídos.

Presente em cerca de 1% da população, a doença não tem causa definida e atinge todas as raças, ambos os sexos e independe de idade, geralmente se manifestando antes dos 20 anos de idade.

O vitiligo se manifesta através de manchas brancas e bem delimitadas que podem surgir em qualquer área do corpo, mas muito frequente nas mãos, cotovelos, joelhos e pés, podendo afetar também os pelos do corpo. Apesar dos danos estéticos, não é uma doença contagiosa e nem causa outros danos ao organismo do portador.

Não há como prevenir essas lesões nem sua progressão, mas, ao notar os sintomas, um dermatologista deve ser procurado. Os tratamentos são diversos e, em geral, longos, mas algumas recomendações devem ser seguidas, como evitar longas exposições ao sol sem usar protetor solar e hidratar sempre a pele.

Não esqueça que, caso note algum sintoma, você deve consultar seu médico antes de recorrer a qualquer tratamento. Ele é a pessoa indicada para lhe orientar em qualquer situação que envolva sua saúde.

Deixe uma resposta