Exercícios no período noturno

É fato que a prática de exercícios físicos é fundamental para uma vida saudável. No entanto, nem sempre é possível se exercitar no horário desejado e muitas vezes a única opção é aproveitar o período noturno.

Não existe o turno ideal para a prática de atividades físicas. O hábito de se exercitar é sempre benéfico à saúde, não importa a hora. O importante é seguir algumas orientações para cada horário e não ficar parado.

O período da noite requer alguns cuidados especiais para não prejudicar o sistema imunológico. Após um longo dia, o corpo já sofreu grande desgaste físico e isso pode influenciar o desempenho do seu treino.

Para os atletas notívagos, é essencial ter uma dieta equilibrada para que o organismo se recupere adequadamente. Dê preferência a alimentos ricos em zinco – como arroz, maçã, cereais integrais – que ajudam a diminuir o estresse do corpo e a carboidratos, que previnem fadiga e lesões. Evite comer muito antes de se exercitar e, preferencialmente, aguarde pelo menos 1 hora para que a digestão se realize. E jamais comprometa seu sono – para um bom funcionamento, o corpo precisa relaxar e repor as energias perdidas.

Independentemente do turno, descubra seu ritmo e não exagere na malhação. Lembre sempre de se alimentar após os treinos – o organismo precisa repor os nutrientes – e não se esqueça de hidratar o corpo durante qualquer atividade física.

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