Exercícios para as pernas

Exercitar os músculos das pernas é fundamental para quem quer exibir pernas torneadas e principalmente, para quem quer torná-las forte e capaz de realizar todas as atividades diárias com mais facilidade.

Para quem não tem tempo de frequentar uma academia, saiba que existem diversas formas de movimentar as pernas diariamente, algumas simples: andar, correr, pular, subir e descer escadas, nadar, etc. Além disso, alguns exercícios podem ser realizados em sua própria casa, de maneira simplificada e capaz de fortalecer os diferentes músculos das pernas, coxas e panturrilhas.

Veja algumas dicas:

  • Antes de tudo, lembre-se: manter uma alimentação balanceada e boa hidratação são essenciais para quem quer começar a se exercitar.
  • Use roupar adequadas, confortáveis e flexíveis.
  • Alongue-se.

Exercícios:

– Deite-se sobre um colchonete com a barriga para cima. Eleve as pernas, esticadas e retas com as solas dos pés apontadas para o teto. Com os braços esticados ao lado do corpo e apoiados no solo, abra e feche as pernas para os lados. A abertura pode ser pequena. A coluna e cabeça devem estar totalmente apoiadas no solo. Se preferir, você pode utilizar um peso envolto dos tornozelos.

– Já em pé, com as pernas separadas, uma ao lado da outra, flexione os joelhos e comece o exercício de agachamento. Os braços podem estar levemente flexionados para frente, ajudando no equilíbrio. Suba e desça o tronco, sem movimentar as pernas. Concentre o esforço para os músculos das coxas.

– Outro exercício de agachamento é feito com as pernas abertas uma na frente e a outra atrás. Deixe uma boa abertura e flexione os joelhos. Faça o mesmo exercício de agachamento. Durante o movimento, o joelho da perna traseira deve chegar perto do solo e o pé desta mesma perna deve ficar apoiado pela ponta.

– Para fortalecer as panturrilhas, o exercício pode ser realizado em uma parte mais alta, como até mesmo no degrau de uma escada. Apóie do meio até as pontas dos pés no degrau, deixando metade do pé para fora. Agora eleve o corpo e depois desça até abaixo do degrau, deixando os joelhos levemente flexionados. Suba e desça o corpo sem tirar a parte do pé apoiada no degrau. O esforço deve ser realizado pelos músculos das pernas.

– Saiba que os exercícios comuns do dia-a-dia podem ajudar a manter os músculos das pernas fortes e torneados. Prefira andar a pé, praticar esportes, dançar, subir as escadas ao invés de pegar o elevador, andar de patins, enfim, pequenas atividades físicas ou aeróbicas diárias ajudam no fortalecimento dos músculos das pernas. Andar de bicicleta também é um método muito eficiente para fortalecer as pernas, um dos mais importantes para trabalhar esses músculos.

Deixe uma resposta