Micronutrientes x Macronutrientes

Nós já falamos aqui no blog sobre a importância de equilibrar os nutrientes que consumimos através da alimentação. Mas, você sabia que existem macro e micronutrientes? Todos são essenciais para manter uma boa saúde do organismo, a diferente classificação corresponde à quantidade que precisamos ingerir diariamente.

Macronutrientes devem ser consumidos em grandes quantidades e fazem parte da estrutura dos alimentos. São eles:

  • Proteínas: usadas na construção e reconstrução de nossas células e tecidos. Algumas podem ter função hormonal e também de defesa, como os anticorpos.
  • Lipídios: nossa reserva energética. Importantes na estrutura de nossas células e também na manutenção da temperatura do nosso corpo.
  • Carboidratos: sua principal função é energética, permitindo ao corpo manter todas as atividades vitais.

Já os micronutrientes são necessários em pequenas quantidades diárias (miligramas ou até microgramas). Estamos falando das vitaminas e sais minerais, responsáveis pelo bom funcionamento do nosso metabolismo, com função reguladora e plástica, além de ajudar na prevenção de doenças.

Uma alimentação equilibrada garante o fornecimento adequado de cada nutriente. Consulte o seu médico e converse sobre a dieta mais indicada para você.

Deixe uma resposta