Molhos clássicos: Molho Bechamel

Antonin Carême é considerado o primeiro grande Chef de Cozinha da história e já no século XIX ele escreveu um tratado classificando e esmiuçando os molhos básicos e seus derivados. Entres as receitas que ele detalhou, o Blog Vale Saúde irá trazer o passo a passo de 3 molhos clássicos aqui na seção Receitas. Hoje, vamos começar com o molho Bechamel.

Ingredientes:

  • Cebola Piquet: meia cebola, 1 folha de louro, 3 cravos.
  • Envolva a cebola com a folha de louro e a prenda espetando os três cravos.
  • Roux: 2 colheres de sopa de manteiga, 2 colheres (cheias) de sobremesa de farinha de trigo.
  • Derreta a manteiga em um frigideira e acrescente a farinha, misturando até ficar dourado.
  • 250 ml de leite integral.
  • Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto.

Modo de preparo:

Esquente o leite em fogo baixo com a cebola piquet, que será responsável por aromatizar o molho. Após ferver, retire a cebola e acrescente o roux e misture com um batedor de claras (fuê). Essa mistura de manteiga e farinha de trigo engrossará o leite, dando a consistência correta do molho Bechamel. Ainda em fogo baixo, continue mexendo até que engrossar. Acrescente o sal, a pimenta do reino e a noz moscada (ralada na hora, de preferência).

O Bechamel é a base de vários outros molhos e a ele você pode acrescentar mostarda (ficando ótimo para acompanhar carnes vermelhas), o queijo de sua preferência (ideal para massas), espinafre ou um mix de cogumelos.

Deixe uma resposta