O desenvolvimento do bebê de 9 a 12 meses

Continuando a série de textos sobre o desenvolvimento dos bebês, hoje vamos falar da época entre os 9 até os 12 meses de vida.

9 meses

Com 9 meses seu bebê é ágil e aventureiro. Ele gostas de escalar e de engatinhar por todos os lados. Ele também desenvolveu muito bem as mãos e por isso pode agarrar praticamente qualquer coisa. Por isso, todo cuidado é pouco, pois inevitavelmente o que ele pega ele coloca na boca. Nessa época ele vai desenvolver a concentração e por isso é importante que o pai e a mãe fiquem juntos com o bebê incentivando jogos e até mesmo lendo livros para o bebê. Ele pode parecer as vezes até avoado, mas não se engane, ele está prestando atenção em todo o que o rodeia.

10 meses

É nessa época que deve-se estabelecer as bases da educação do bebê. É importante ensinar jogos e encorajá-lo nas suas conquistas diárias. Com 10 meses o bebê já consegue segurar um lápis por exemplo e assim, começa a fazer os primeiros desenhos. Ele também vai aprender a obedecer instruções simples. As leituras devem ser intensificadas, é importante estimular o prazer da leitura. E não esqueça também de mostrar os limites para a criança ao mesmo tempo de elogiar quando ele fizer as coisas certas. Na questão da alimentação ele pode comer a mesa já, isso será muito bom para o bebê, além de poder segurar copinhos de plástico. Fazendo isso, o bebê vai se sentir orgulhoso e o desejo de aprender vai  aumentar cada vez mais.

11 meses

É com 11 meses que o bebê começa a dar seus primeiros passos, ainda que seja com a sua ajuda.  Ele vaia adorar brincar com tudo, por isso, mantenha ele longe de coisas frágeis. Ele agora terá maior consciência dos objetos que o rodeiam e já está familiarizado com noções abstratas como baixo/cima ou sólido/líquido.

12 meses

Esse é o momento das grandes mudanças, o bebê se locomover maior facilidade, os braços e pernas estão ficando longos e a destreza com objetos pequenos fica cada vez maior. Ele quer interagir com tudo a sua volta, gosta de brinquedos de montar e gosta de estar sempre em evidência para sua família. Na alimentação ele já consegue apanhar pedaços pequenos de comida, usar um copo e talheres de plástico para bebês. Ele é capaz de mastigar comida e vai querer comer sozinho, não deixe de incentivar a independência dele.

Deixe uma resposta