O que é Overtraining?

Esse é o termo usado para quando ocorre um excesso no treinamento físico. Isso é muito comum ocorrer com pessoas que treinam de maneira inadequada, não fazendo os intervalos necessários para a recuperação dos músculos.

Com um bom planejamento em relação ao volume, intensidade e pausas de recuperação dos treinos isso pode ser evitado.

Podemos observar constantemente o overtraining em atletas, pois fica diretamente relacionado ao treinamento e também agravado por uma dieta inadequada, estresse e excesso de competições.

É muito importante fazer uma avaliação física antes de começar qualquer atividade física, e preparar um treino seguro de acordo com o seu nível de condicionamento físico.

Iniciar seu treinamento de maneira correta já é uma maneira de evitar a fadiga.

Existem alguns sintomas que indicam o overtraining. Vejam quais são:

  • Perda de apetite;
  • Perda de peso;
  • Insônia;
  • Cansaço;
  • Irritabilidade;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Agressividade;
  • Pequenas lesões;
  • Resfriados constantes;
  • Dores de cabeça;
  • Perda no rendimento;
  • Impedimentos do crescimento muscular;
  • Disfunções hormonais.

A única maneira eficiente para se recuperar o overtraining é o descanso. Fazer as pausas necessárias para se recuperar dos treinos é essencial.

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