O que fazer com a borra de café?

O Brasil é um dos maiores produtores – e consumidores – de café do mundo. Mas o que fazer com toda a borra que sobra em filtros e máquinas de expresso? Simples. Reutilizá-la.

O café tem um grande poder de reter odores, removendo o mau cheiro de ambientes, móveis, geladeiras, entre outros.  E isso, sem deixar cheiro de café no ar. Para utilizar a borra como um desodorizador sustentável, é necessário deixá-la secar ao sol por um dia. Uma vez seca, coloque-a em um recipiente – sem tampa – e leve-o para o local do qual deseja remover o mau cheiro. Funciona para os mais variados tipos de odores, evitando o uso dos produtos químicos disponíveis no mercado.

Outra maneira de reutilização da borra é como repelente de formigas. De forma simples, basta espalhar uma quantidade de café nas áreas que elas costumam infestar para dissipá-las.

A borra de café também pode ser muito útil para os jardineiros de plantão. Algumas plantas – como rosas, azaleias e camélias – se dão muito bem com a acidez do café e ainda absorvem alguns dos nutrientes que a borra adiciona ao solo. Além disso, serve como um ótimo repelente de lesmas e caracóis.

Já os mais criativos podem reutilizar o café usado para tingir papéis e tecidos. Basta misturar a borra com água quente, deixar por cerca de 10 minutos e usar a mistura para dar uma tonalidade amarronzada ao material escolhido, criando um efeito de antigo.

Não importa como você a use, a vida útil da borra não acaba após aquele delicioso cafezinho!

Deixe uma resposta