Participação do pai na gravidez

A participação ativa dos papais durante a gravidez é importante tanto para o bem-estar da gestante e do bebê como para ajudar a estreitar os laços e sentimentos entre toda a família. Além do acompanhamento paterno no pré-natal, outras dicas podem ajudá-lo a ser um pai presente mesmo antes do filhote nascer.

A gestante passa por mudanças hormonais e físicas bastante intensas durante a gravidez e é seu papel ajudá-la. Em primeiro lugar, seja paciente, lembrando sempre que as alterações de humor são causadas pelos hormônios. Ela também pode perder um pouco da autoestima e, para evitar isso, faça elogios e seja carinhoso, mantendo o romantismo.

Durante a gravidez, a mamãe deve manter uma alimentação balanceada e se livrar de cigarro e bebidas. Será mais fácil se você também seguir os novos hábitos adotados por ela. E, para não terminar descontando suas preocupações na sua parceira, procure os amigos próximos para conversas francas sobre vida sexual, finanças e outros problemas.

Outro ponto importante é que, se você ainda não é um “dono de casa”, esse é a hora de começar a ajudar nas atividades domésticas. É bem comum que a grávida sinta-se cansada o tempo todo e é seu papel colaborar para que ela descanse. Além disso, divida momentos como as compras do enxoval e a escolha do nome do bebê.

Assim, você criará um importante vínculo com o seu filho desde o começo.

Deixe uma resposta