Plano de Parto

Ao longo da gravidez, toda mamãe imagina como será a hora do nascimento do seu bebê. Por isso, foi desenvolvido um método chamado Plano de Parto, que consiste em uma lista de itens relacionados aos processos do parto e aos primeiros cuidados a serem tomados com o recém-nascido.

Esse método já é bem difundido nos Estados Unidos e em alguns países da Europa e começou a ganhar adeptas no Brasil. Mais do que ditar regras para esse momento especial, o Plano de Parto é um trabalho de reflexão e compreensão sobre os procedimentos a serem seguidos, deixando a mamãe mais preparada e segura.

No dia D, o parto pode tomar outros rumos, mas o Plano servirá como um guia para a equipe médica. É importante conversar previamente sobre ele com o seu médico e manter uma cópia junto com a mala do bebê que será levada ao hospital.

Os itens que podem estar descritos no Plano de Parto incluem se há o desejo de sedativos pós-operatórios, quem deve estar presente durante o parto, o tipo de anestesia, se há permissão de registro por fotos e filmagem, se deseja que o pai corte o cordão umbilical, quando e como deve acontecer o primeiro contato com o bebê, entre vários outros.

Cada detalhe faz a diferença neste momento tão feliz, tornando a experiência de dar a luz ainda mais enriquecedora.

Deixe uma resposta