Preserve os nutrientes durante o preparo do alimento

Tipos variados de legumes são indispensáveis para uma alimentação balanceada e rica em nutrientes. Mas, para que você aproveite ao máximo as vitaminas desses vegetais, é importante saber como prepará-los.

Muitos nutrientes se perdem na água usada durante o cozimento ou são “quebrados” quando expostos a altas temperaturas. Por isso, a melhor forma de preparar os legumes é no vapor. Existem panelas próprias para isso, mas você também pode improvisar, utilizando uma cuscuzeira, um escorredor de macarrão ou mesmo uma peneira de aço inox ou alumínio.

Caso você prefira os alimentos cozidos em imersão, não os deixe cozinhando por muito tempo e utilize pouco líquido. Para aproveitar as vitaminas que foram perdidas, reutilize a água para cozinhar o arroz: ele irá absorvê-la junto com os nutrientes dos legumes durante o seu cozimento.

Outra dica é cozinhar os alimentos com casca, formando uma proteção que ajuda a conservar as propriedades dos mesmos. Evite cortá-los, pois quanto maior a superfície de contato, maior é a perda de nutrientes para a água.

No caso das carnes, comece grelhando com o fogo alto, para selar cada lado da peça. O calor criará uma camada de bloqueio, evitando a perda de nutrientes durante a cocção. No entanto, evite que a carne queime, pois aquela casquinha escura na superfície do alimento pode ser prejudicial para você.

Com essas dicas em mãos, que tal preparar uma salada de legumes para o almoço de hoje?

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