Realização no trabalho para uma boa saúde

Passamos boa parte do nosso dia focados no trabalho. Por isso, é fundamental que seja construído um ambiente saudável e agradável, para mantermos nossa qualidade de vida.

Além de praticar hábitos que podem ajudar fisicamente, como a ginástica laboral, também é muito importante cultivarmos atitudes para manter a nossa saúde mental. E isso envolve diretamente a sua realização profissional.

A realização profissional é um aspecto muito particular. Não se prenda a conceitos impostos ou às motivações de seus colegas. Cada um deve perceber se as condições do seu trabalho são satisfatórias ou não.

Além disso, existem dois conceitos de realização profissional: a carreira externa e a interna. A primeira consiste nas etapas concretas de uma profissão, o passo-a-passo para se atingir determinados objetivos e progresso. A segunda é relativa à ideia que cada profissional tem de si mesmo: suas qualidades, seus pontos fracos, o papel que o trabalho desempenha na sua vida etc.

Muitas vezes ocorre um conflito entre as expectativas em relação a suas experiências e objetivos profissionais e o autoconceito sobre suas habilidades e motivações. Para garantir a realização profissional, é preciso buscar um equilíbrio entre a carreira externa e a interna. Só assim, nossa carreira poderá ser um aspecto de satisfação e felicidade em nossas vidas.

Com informações da psicóloga Maria Inês Paton Ramos.

Deixe uma resposta