Reaproveitamento de água

Cada vez mais a discussão sobre o uso consciente dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente vem crescendo e sendo colocada para a sociedade de maneira clara e objetiva. Todos devem ter acesso para tomarem atitudes mais conscientes.

O principal elemento a entrar nessa discussão é a água. De toda água do planeta, 97% é composta de água salgada, os outros 3% são divididos em rios, lagos e partes congeladas e subterrâneas.

Muitas propostas de casas ecológicas e construções sustentáveis são feitas, mas no Brasil isso ainda é uma realidade distante, mesmo com grandes empresas já desenvolvendo essa ideia, já que o Brasil é um dos países que apresenta maior riqueza hídrica.

Existem algumas atitudes que podem ser tomadas como armazenar água da chuva para uso local, essa atitude além de sustentável, ajuda na diminuição da água que vai para o sistema de coleta e ajuda a diminuir as enchentes em época de grandes chuvas. Essa água pode ser utilizada para irrigar jardins, lavar roupa ou até mesmo nos vasos sanitários.

Cuidado com torneiras verifique se não existe vazamento, assim evita o desperdício. Atenção no tempo do banho, na hora do enxague ou mesmo quando for lavar o cabelo, feche o registro. Na hora de escovar os dentes, feche a torneira. Evite utilizar mangueira para regar o jardim e lavar o quintal. Reserve a água que é descartada da máquina de lavar para limpar cozinha e banheiro.

Com pequenos gestos podemos ajudar a preservar a água doce, tão escassa no planeta.

Deixe uma resposta