Rinoplastia

A Rinoplastia, ou simplesmente a cirurgia plástica do nariz, é utilizada para a correção de deformidades no nariz, tanto para fins estéticos quanto para auxiliar no tratamento de problemas respiratórios. Fatores genéticos, familiares e raciais são as principais “causas” das diferentes formas de nariz. O traumatismo ou fraturas também são responsáveis pelo aparecimento de deformidades.

Para o diagnóstico, é preciso uma consulta ao médico para verificar a necessidade da rinoplastia. Em caso de deformidades resultantes de traumatismo ou acidentes, é necessário realizar uma tomografia computadorizada para a devida avaliação.

O tratamento cirúrgico dificilmente deixa cicatrizes, já que os cortes são feitos na parte interna do nariz, assim como os pontos, que normalmente não precisam ser removidos. O paciente é submetido à uma anestesia, geralmente local, e o nível da sedação depende do grau da cirurgia.

Após a cirurgia, o paciente fica com um curativo, micropore e uma proteção de gesso, plástico ou metal, de 7 a 10 dias. O tempo de recuperação difere devido às diferenças da intensidade da cirurgia e do nível de cicatrização. Geralmente, o paciente pode retornar à sua rotina dentro de um período de 7 a 10 dias, mas para a obtenção do resultado final, são precisos pelo menos 3 meses.

Deixe uma resposta