Substitutos funcionais para as manteigas

Quem é que não adora um pãozinho com manteiga? Mas, para evitar os excessos de colesterol que o produto oferece, além de variar o cardápio com geleias e requeijão, você pode fazer em casa novas opções saborosas e saudáveis. Confira:

– Castanhas: utilize 200 gramas de amêndoas, avelãs ou nozes. Basta levar as castanhas sem casca ao forno por 5 minutos, esperar esfriar e triturá-las com a ajuda de um processador. Adicione uma pitada de sal, 1 colher de chá de canela em pó e 1 colher de sobremesa de mel para uma pasta com sabor único.

– Azeite: escolha seus temperos preferidos (manjericão, orégano, alecrim etc.) para aromatizar 2 xícaras de azeite extravirgem. Para incrementar o sabor, adicione alho triturado e pimenta do reino em grãos. Mantenha o produto em um pote de vidro na geladeira para uma consistência mais cremosa.

– Manteiga e azeite: se você não dispensa a manteiga, pode reduzir seu consumo misturando o produto com azeite, mais saudável. É só misturar 1 xícara de azeite extravirgem (pode ser a versão aromatizada da receita acima) com uma xícara da manteiga na temperatura ambiente. Depois, é só guardar na geladeira para conseguir a consistência correta.

Gostou? Depois nos conte a sua versão preferida!

Deixe uma resposta